Anápolis Festival de Cinema


O VII Anápolis Festival de Cinema (AFC) continua e se renova a cada ano, como um dos principais difusores da cultura cinematográfica a partir da Cidade, integrando os estados da Região Centro Oeste, e todo o País. Sua sétima edição colhe frutos de edições passadas que despertaram vocações, talentos principalmente desperta um olhar humano para o mundo. O evento desde a sua primeira edição em 2011, até a atualidade, é uma realização da Prefeitura Municipal de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Cultura.

A estrutura do AFC contou com estrutura de mostras competitivas, mostras paralelas, oficinas e workshops, encontro de cineclubes, fórum setorial do audiovisual, homenagens, debates com realizadores, lançamento de livros e exibições itinerantes, variando sua programação a cada ano. As diferentes ações do AFC foram da promoção do cinema independente, passando pela formação audiovisual e até aos debates sobre produção e difusão. Em todas as edições, as ações do AFC tanto receberam a população nos locais de realização do evento, como também foi até o público com mostras itinerantes.

Este ano o VII AFC traz novidades e personalidades que serão apresentadas ao longo da sua produção. A Mostra do Filme do Minuto passou a ser direcionada para os alunos do nível médio, para que cada vez mais cedo desperte a vontade de fazer cinema e também construa um olhar crítico ao audiovisual. Para além do incentivo à produção local, a formação se apresenta como uma das prioridades, para a razão de ser do evento, trazendo oficinas livres com conteúdos de iniciação no audiovisual aos aperfeiçoamentos dos realizadores experientes.

As curadorias e premiações do AFC não só tem fomentado a produção, como também tem conceituado os realizadores dentro do circuito dos festivais brasileiros e internacionais, de difusão do cinema independente. Já contando com seleções e premiações de realizadores locais que passaram pelo AFC e estão em sintonia com os Festivais dentro e fora de Goiás, como também em outros países. Os debates são presentes e distribuídos na programação do AFC aproximando o público dos realizadores de cinema, promovendo diálogo entre os cineastas e também encaminhamentos no campo das políticas públicas voltadas ao setor.

O Encontro Centro Oeste de Cineclubes, em 2011, e também as cinco edições do Encontro Anápolis de Cineclubes (EAC) acompanham todos os anos do AFC. O EAC é uma das ações do Festival que tem levantado o debate da distribuição, do cinema nas escolas e da formação de público, como uma das bases para o fortalecimento do cinema independente no país. As edições dos encontros de cineclubes foram realizados em parceria com a Associação Cineclube Xícara da Silva e apoiado pelos cineclubes goianos e pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).   

O evento homenageou mais de 44 (quarenta e quatro) cineastas e profissionais de cinema. Foram 29 (vinte e nove) oficinas e workshops voltados aos realizadores do audiovisual e o público interessado em produzir cinema ou ter uma formação inicial. As mostras competitivas, nas edições anteriores, tiveram a adesão de mais de 200 (duzentas) inscrições de curtas-metragens locais, além de mais de 300 (trezentos) curtas da Região Centro-Oeste; dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

Vida longa ao Cinema Brasileiro! Vida longa ao Anápolis Festival de Cinema!