O Festival

Ele está de volta e chega para retomar seu lugar de protagonismo enquanto instrumento de valorização e, sobretudo, de fomento da produção audiovisual realizada no interior do país. O 9º Anápolis Festival de Cinema assume o papel de contribuir para a formação e o desenvolvimento de novos realizadores e o de estimular a percepção do espectador sobre este universo potente, mas à margem do circuito comercial.

Em sua primeira edição híbrida, o Festival acontece entre 7 e 11 de junho, com a programação diversificada que lhe é peculiar. As mostras competitivas Curta Nacional, Curta Goiás e Curta Anápolis, que recebe inscrições no período de 11 de abril a 8 de maio, são uma vitrine para a produção brasileira. Mas, tão importante quanto elas são as oficinas ministradas por profissionais capacitados, os debates, o encontro de cineclubistas e as mostras paralelas.

Entre as novidades dessa edição estão as mostras paralelas “Alfabetização audiovisual” e “Videoarte”. A primeira com exibição de curtas produzidos por alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Anápolis, e a segunda com obras do Grupo EmpreZa.  Os vídeos do EmpreZa que serão exibidos integram o acervo de arte contemporânea do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa).

Ainda na perspectiva da inovação, esta edição conta com espetáculos de abertura e encerramento, com as participações do Grupo Teatral Matula Cênica e do Grupo de Cultura Popular Jongo Iracema, ambos de Anápolis.

O 9º Anápolis Festival de Cinema vem para se somar aos outros eventos que acontecem pelo país para fortalecer a cena audiovisual e cinematográfica brasileira e mostrar que desafios existem, mas que podem ser superados.

 

Vida longa ao Anápolis Festival de Cinema!